Iniciação Científica
O Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento. Em geral, os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à Pesquisa Científica (daí o caráter de "Iniciação") e representam o seu primeiro contato com tal prática. Os alunos têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um orientador.
Nesta etapa da prática universitária, o estudante-pesquisador exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita acadêmica, a apresentação de resultados em eventos, a sistematização de ideias, a sistematização de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades envolvendo o ofício de pesquisador. Um aspecto muito importante da iniciação científica é a formação no campo ético. Um treinamento ético responsável e consistente durante a iniciação científica é uma das maiores contribuições para a formação dos futuros cientistas e cidadãos.
O Departamento de Dermatologia oferece todos os anos a oportunidade do aluno ingressar na pesquisa científica. As inscrições ocorrem geralmente no mês de fevereiro. Fiquem atentos. Não há cobrança de qualquer taxa e há possibildade de disponilização de bolsa PIBIC.
Dúvidas
Quando ocorrem as inscrições:
Durante o mês de fevereiro (em geral por 15 dias)
Como se inscrever:
A inscrição é feita totalmente online
Preencher um formulário disponibilizado neste site
Enviar seu histório escolar da Unifesp (que possui o Coeficiente de Rendimento) pelo formulário
Quando os selecionados iniciam a Iniciação:
Geralmente no mês de março
Quais alunos podem concorrer:
Alunos do curso de Medicina do 2º, 3º, 4º e 5º anos